Solução de Problemas DreamRO

Ao se deparar com erros, siga todos os passos abaixo.

  • Sempre use o Full Installer (instalador completo) - o DreamRO não tem nenhum patch lite! Você pode baixar o instalador aqui.
  • Clique com o botão direito em DreamRO.exe e altere o Modo de Compatibilidade - se você estiver usando o Windows 10/8, selecione o Modo de Compatibilidade para Windows 7, e se estiver usando Windows 7, selecione o modo de compatibilidade de Windows XP Service Pack 3.
  • Clique com o botão direito em DreamRO.exe e marque a opção Executar como Administrador.
  • Clique com o botão direito em Dream Ragnarok Online.exe e marque a opção Executar como Administrador.
  • Sempre tenha certeza de que o DreamRO está atualizado, e se não estiver, execute o Dream Ragnarok Online.exe
  • Evite instalar o jogo dentro da pasta Arquivos de Programas. Ao invés disso, instale em um diretório como C:\Jogos\
  • Desative todos os Anti-vírus e Firewalls antes de instalar e/ou rodar o patcher - especialmente se você tiver Avast ou McAffee.
  • Se você tiver o Warsaw instalado (software utilizado por alguns bancos no Brasil), você terá que desinstalar.

Problemas com o Instalador

O Instalador se recusa a iniciar

  1. Desative seu anti-vírus, ele pode estar escaneando o arquivo, o que impede a instalação.
  2. Dependendo do seu computador, algumas vezes pode demorar mais que o esperado.

O instalador para em "data.grf"

  • O arquivo Data.grf é o mais pesado do Ragnarök; o instalador está funcionando, mesmo que pareça parado.


Problemas com o Patcher

O botão START GAME não inicia o jogo

  • O jogo ainda aparece no Gerenciador de Tarefas.
  1. Feche o Dream Ragnarok Online.exe caso ainda esteje aberto.
  2. Clique com o botão direito em Dream Ragnarok Online.exe e então clique em Propriedades.
  3. Selecione a aba de Compatibilidade.
  4. Altere o Modo de Compatibilidade - se você estiver usando o Windows 10/8, selecione o Modo de Compatibilidade para Windows 7, e se estiver usando Windows 7, selecione o modo de compatibilidade de Windows XP Service Pack 3.
  5. Marque a opção Executar este programa como Administrador.
  6. Clique em Aplicar, e então em OK.
  7. Abra novamente o Dream Ragnarok Online.exe - o jogo deve funcionar agora.

Erro: "Your game executable has been modified or is not the latest version"

  • Problema: Seu cliente pode estar com algum problema, baixe ele novamente:
    Download
  • Problema: Você tem dois clientes na mesma pasta.
    Solução: Delete a pasta, e mantenha uma pasta para cada cliente separadamente.
  • Problema: Você está executando dois clientes diferentes ao mesmo tempo.
    Solução: O DreamRO não pode ser executado em conjunto com outros servidores.
  • Problema: Seu jogo está desatualizado.
    Solução: Execute o Dream Ragnarok Online.exe e deixe atualizar.
  • Problema: Seu jogo está desatualizado, mas você deixou o Patcher atualizar.
    Solução: Desative o seu anti-vírus e/ou firewall, e se possível, adicione o Dream Ragnarok Online.exe às exceções.

Erro: "Impossible to read more data from the download stream..."

  1. Clique com o botão direito dentro do Patcher > Retry.
  2. Esse erro só aparece se algum arquivo falhou o seu download.
  3. Se o arquivo demorar muito, anote seu nome.
    E então baixe ele manualmente seguindo o modelo:
    https://www.dreamro.myrag.com.br/patch/data/nome_do_arquivo.thor
  4. Coloque o arquivo baixado na pasta do DreamRO e tente atualizar novamente.

Patches Manuais

CUIDADO: os patches devem ser instalados em ordem, e podem ocasionar problemas em seu jogo.

  1. Primeiro, baixe o patcher atual aqui (Download) e extraia dentro da pasta do DreamRO.
  2. Abra o Patcher.
  3. Clique com o botão direito dentro do Patcher > use Manual Patch... e então escolha o diretório onde está localizado o patch.

Arquivos dos patches manuais:

  • Patch ID 1014 a 1144 (2017-09-29 a 2017-12-19): Ainda não temos patchs lançados
  • <

    Erro: ".NET Framework 3.5 is missing"

    1º Passo

    1. Primeiro, baixe o patcher atual aqui (Download) e extraia dentro da pasta do DreamRO.
    2. Verifique se está funcionando.

    2º Passo

    1. Baixe os seguintes arquivos:
    2. Instale ambos - se já estiver instalado, tente reparar ou reinstalar.

    O Patcher mostra apenas uma barra branca

    1. Primeiro, baixe o patcher atual aqui (Download) e extraia dentro da pasta do DreamRO.
    2. Verifique se está funcionando.


    Problemas com o Cliente

    Erro: "Cannot init d3d or grf file has problem"

    • O Ragnarök suporta resoluções de até 2048 x 1536. Isso não pode ser modificado, pois o Ragnarök utiliza DirectX 7.
    • Se certifique que a resolução de seu monitor é de até 2048 x 1536 e faça os seguintes passos: Vá nas propriedades do arquivo setup.exe na pasta onde instalou o DreamRO e execute o setup.exe em modo compatibilidade Windows XP Service Pack 3 e escolha uma resolução até 1920x1080 e se o erro persistir execute o DreamRO.exe no mesmo modo de compatibilidade Windows XP Service Pack 3 ou 2. (Vá testando)

    Crashes em certos mapas ou com Fire Rain

    • Exemplos de mapas: pay_dun01, iz_dun03, gef_dun00, beach_dun.
    • Os passos seguintes também podem resolver o problema de quando o patcher não inicia o jogo após clicar em Start Game.
    • Aviso: isso não funciona no Windows XP.
    1. Feche o DreamRO caso ainda esteja aberto.
    2. Clique com o botão direito em DreamRO.exe > Propriedades.
      Wiki 001.png
    3. Selecione a aba de Compatibilidade.
    4. Selecione a opção Executar esse programa em modo com Windows XP (Service Pack 3).
    5. Marque a opção Executar esse programa como administrator.
      Wiki 002.png
    6. Clique em Aplicar, e então em OK.
    7. Abra novamente o DreamRO. Divirta-se!


    Erro: "Cannot find File: ..."

    1. Saia do jogo.
    2. Execute o DreamRO Patcher.exe e deixe o jogo atualizar.

    Erro: "Ragnashield.dll is missing"

    1. Desative seu firewall e anti-vírus.
    2. Delete a pasta do DreamRO.
    3. Reinstale o DreamRO.

    O cliente fecha sozinho

    1. Baixe novamente o cliente atual: Download

    Não consigo clicar em nada, não consigo me movimentar, porém o chat funciona.

    1. Se você não está conseguindo jogar com o novo cliente, tente usar o Legacy Client: Download (extraia dentro da pasta do DreamRO)

    Erro :The procedure entry point MiniDumpWriteDump could not be located in the dynamic link library dbghelp.dll"

    1. Abra a pasta do DreamRO, e renomeie o arquivo "dbghelp.dll" para "dbghelp_old.dll".
      Assim, a dll carregada será a do Windows, e não que está na pasta do jogo.

    Erro :The procedure entry point MiniDumpWriteDump could not be located in the dynamic link library nvspcap.dll"

    1. Abra a pasta do DreamRO, e renomeie o arquivo "dbghelp.dll" para "dbghelp_old.dll".
      Assim, a dll carregada será a do Windows, e não que está na pasta do jogo.

    Quando eu ataco, aparece o erro 'attempt to call a nil value'/'IsItemUsingArrow'.

    1ª Solução

    1. Execute o arquivo Dream Ragnarok Online.exe, que está dentro da pasta do DreamRO, e deixe atualizar.

    2ª Solução

    1. Abra a pasta onde está instalado o DreamRO e apague o arquivo: server.dat.
    2. Depois abra o auto patcher novamente e espera iniciar a atualização.
    3. Deixe atualizar.

    3ª Solução

    1. Baixe o Download e atualize.

    Há sprites faltando no meu jogo.

    1ª Solução

    1. Execute o arquivo Dream Ragnarok Online.exe, que está dentro da pasta do DreamRO, e deixe atualizar.

    2ª Solução

    1. Baixe o Patch Atualizado e atualize.

    Apenas "RGB Emulation" aparece como opção gráfica

    1. Essa solução serve para quem só tem "RGB Emulation" nas opções gráficas no Setup do Ragnarök.
    2. Desmarque a opção "Disable hardware-accelerated graphics", a lista agora deve mostrar outras opções.
    3. Escolha a primeira opção gráfica (Direct3D HAL).

    Eu quero jogar num sistema operacional MAC/Linux

    • O Ragnarok é incompatível nativamente com esses sistemas operacionais. Soluções normais para isso como WINE, CrossOver, entre outros, não vão funcionar.
    • Há apenas duas formas de jogar num MAC/Linux:
      1. Máquina Virtual: Instalar uma versão do Windows em um software de Máquina Virtual, como Virtual Box, VMware, Parallels, etc.
      2. Dual Booting: Instalar uma versão do Windows em outra partição/outro HD.

    Erro: "0xc0000005" ao iniciar o cliente

    1. Dependências VC++:

    Meu cliente fecha sem dar nenhum erro

    1. Esse erro geralmente é causado por softwares de bancos, como o Warsaw.
    2. Parando o Warsaw:
      1. Windows > Executar > "services.msc". Desative e pare todos os serviços GAS Tecnologia.
      2. Se o problema persistir, você deverá remover o Warsaw permanentemente de seu sistema.

    Erro: "MSVCP120.dll is missing"

    1. Você deve baixar e instalar/reinstalar o seguinte arquivo:

    Erro: "MSVCP140.dll is missing"

    1. Você deve baixar e instalar/reinstalar o seguinte arquivo:

    Erro: "api-ms-win-crt-runtime-l1-1-0.dll is missing"

    1. Você deve baixar e instalar/reinstalar o seguinte arquivo:


    Crashes ao tentar dual client

    1. Esse erro ocorre por conta do UAC (User Account Control - Controle de Conta de Usuário)
    2. Se você não quiser desativar o UAC por completo, deve desabilitar ao menos o efeito sombra:


    Problemas com WMI

    Há varios problemas que podem ocorrer relacionados ao WMI (Windows Management Instrumentation - Instrumentação de Gerenciamento do Windows).

    Usando Windows XP (RagnaShield Beta - "WMI generic failure")

    1. Windows > Executar
    2. Digite services.msc, e então OK.
    3. Procure por Instrumentação de Gerenciamento do Windows.
    4. Inicie o serviço.

    Error: "0x80070422"

    1. Windows > Executar
    2. Digite services.msc, e então OK.
      Wmi 02.png
    3. Procure por Instrumentação de Gerenciamento do Windows.
      Wmi 03.png
    4. Clique com o botão direito em > Propriedades > Mude o Tipo de inicialização para Automático.
      Wmi 05.png
    5. Clique em Iniciar, e então em OK.

    Erros: "0x80041002 (oi 0x80041013, 0x80041010)"

    1ª Solução

    1. Executar o arquivo wmi_rebuild.bat na pasta do DreamRO e clique com o botão direito em > Executar como administrador.
    2. Após finalizar, reinicie seu computador.
    3. Se você tiver erros ao executar, tente a 2ª solução.

    Solution 2

    1. Windows > Executar
    2. Digite services.msc, e então OK.
      Wmi 02.png
    3. Procure por Instrumentação de Gerenciamento do Windows.
      Wmi 03.png
    4. Clique com o botão direito em > Propriedades > Mude o Tipo de inicialização para Desativado.
      Wmi 06.png
    5. Reinicie seu computador.
    6. Vá até a pasta C:\Windows\System32\wbem\
    7. Renomeie repository para repository.old.
      Wmi 07.png
    8. Abra novamente os Serviços (passos 1 a 3).
    9. Clique com o botão direito em > Propriedades > Mude o Tipo de inicialização para Desativado.
      Wmi 05.png
    10. Clique em Iniciar, e então em OK.


    A minha tela está assim, o que eu faço?

    2018error.jpg

    1. Atualize ou reinstale o DirectX e seus drivers gráficos.
    2. Tenha certeza de escolher a opção gráfica certa no Setup.


    Problemas dentro do jogo

    Screenshot: O botão PrintScreen não funciona

    1. Esc > Options and Settings > Interface.
    2. Mude o atalho da ação "Screenshot".

    Screenshot: A imagem está cinza e/ou distorcida

    1. Entre na pasta do DreamRO e abra o arquivo Setup.exe.
    2. Mude sua resolução horizontal para que ela seja divisível por 4.
    3. (Se você está usando a opção de falsa tela cheia (false fullscreen), terá de mudar também em DreamRO > RagnaShield > config.ini.)

    Os atalhos não estão salvando

    1. Baixe o Patch e extraia na pasta do DreamRO.
    2. Se isso não resolver, baixe o Patch e extraia na pasta do DreamRO.

    Erro: "Failed to Connect to Server"

    1. Certifique-se que o servidor não está em manutenção/fora do ar (você pode verificar no Discord)
    2. Tente reinstalar o jogo em outra pasta ou em outro disco local.
    3. Abras as seguintes portas: 6954, 6175 and 5175.
    4. Contate um GM no fórum ou no Discord.

    Não consigo atribuir pontos de skill após um skill reset

    Você deve desequipar todos os items que dão acesso à alguma skill antes de resetar. Alguns itens que afetam isso são:

    Para ter certeza, remova todos seus equipamentos antes de resetar.


    Problemas com o Cliente

    • Feche todos os clientes abertos antes de editar o data.ini.
    • Vá até DreamRO\Setup.exe, e desmarque a opção "Restrict mouse to window".
    • Mude o "Sound Mode" para "Use 2D Sound".
    • Atualize seu autopatch
    • Verifique se seu cliente tem o nome DreamRO.exe (qualquer outro nome não funcionará).
    • Tenha certeza que você não está executando o cliente em modo de compatibilidade, e de que você está executando ele como um administrador.
    • Se você ainda tiver problemas, poste seu __DreamRO.log e data.ini (estão dentro da pasta do DreamRO) e as especificações de seu computador (Intel/AMD, GPU, etc), Sistema Operacional, e qual anti-vírus você usa no seguinte tópico:
    • (Se você não souber inglês, poste em Português que um GM ou player traduzirá).


    Problemas relacionados a GMs

    Joguei um item no chão sem querer / refinei o equipamento errado / resetei os encantamentos sem querer / vendi um item sem querer no NPC, o GM pode recuperar?

    Não. Os GMs não irão devolver items nesses tipos de casos que acontecem por conta de falta de atenção de players.

    Coloquei o item pra venda com um 0 a menos, e vendi sem ver - os GMs podem me devolver?

    Não. Os GMs não podem pedir para o jogador que comprou para devolver o seu item, já que não seria justo com ele.

    Achei um bug, o que eu faço?

    Poste no fórum, na seção "Bug Tracker", com o máximo de detalhes possíveis (screenshots, descrição, gravações).

    • Novamente, se o inglês não for o seu forte, um GM ou player irá te ajudar com a tradução.

    Tem um player se comportando mal, o que eu faço?

    Antes de tudo, veja se as regras do servidor foram infringidas antes de reportar alguém.

    Se possível, faça também um report na comunidade do facebook, na seção "Player Reports", com o máximo de detalhes possíveis (screenshots, descrição, gravações).